Iso-streching

O método Iso-stretching é de origem francesa e vem sendo aplicado no Brasil desde 1994. O Iso-stretching consiste em uma ginástica terapêutica composta por exercícios que permitem simultaneamente alongar e fortalecer isometricamente os músculos do corpo atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteomusculares. Os exercícios são posturais, globais e eretos.

Posturais, porque a maioria dos exercícios são executados dentro de uma posição vertebral correta; Globais, porque o corpo todo trabalha a cada exercício, principalmente a coluna vertebral, região pouco trabalhada nas diversas atividades físicas e que é, no entanto, a causa da maioria dos nossos males; Eretos, porque solicita a coluna vertebral em autoengrandecimento, trabalhando inclusive a musculatura mais profunda da coluna.

Por que fazer o iso-stretching

A técnica ajuda a aumentar a força muscular e como não tem impactos, não causa lesões musculares. Recomendado para todas as idades e tipos físicos, pois a força das contrações isométricas do alongamento é controlada e estabelecida de acordo com a força muscular de cada um, a pessoa trabalha dentro do que o seu corpo suporta.

Além disso, com o iso-stretching o corpo irá recuperar a consciência das posições corretas da coluna. As más posturas desenvolvidas durante o dia, além de problemas na coluna vertebral como, uma escoliose, por exemplo, dores no quadril, entre outras, podem acarretar dores de cabeça e dor na região do pescoço. Realiza-se um trabalho de conscientização corporal, em que o indivíduo passa a conhecer seus próprios limites. As posturas são feitas com o paciente sentado, deitado e em pé, trabalhando a respiração simultaneamente. Praticada uma ou duas vezes por semana e acompanhada pelo fisioterapeuta capacitado para ministrá-la produz em pouco tempo uma melhora na flexibilidade da musculatura.

Nas sessões de iso-stretching, o ideal é utilizar roupas para ginástica ou aquelas que não atrapalham o movimento. As sessões são realizadas em grupo de até 5 pessoas. Isso porque enquanto o aluno desenvolve o exercício, o fisioterapeuta vai orientando e corrigindo cada um.

Benefícios

  • Possibilita correção da postura;
  • Melhora a flexibilidade/elasticidade e o alongamento da musculatura;
  • Fortalece isometricamente a musculatura;
  • Evita a incontinência urinária;
  • Melhora condição física;
  • Aumenta a conscientização corporal;
  • Melhora a circulação sanguínea e linfática;
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
  • Diminui as tensões musculares,promovendo bem-estar e qualidade de vida.

Indicação

  • Melhora da postura corporal;
  • Encurtamentos musculares;
  • Aquisição de uma boa forma física.
×