Desportiva

A fisioterapia desportiva é direcionada às necessidades específicas de atletas amadores ou profissionais. Eles são expostos à condições de sobrecargas musculares e ósseas com maior frequência que os indivíduos que não praticam esportes, o que aumenta a necessidade de maiores cuidados em relação às lesões por eles sofridas.

Intimamente ligada à medicina esportiva, a fisioterapia desportiva tem como principal objetivo melhorar as condições físicas dos atletas para que eles possam retomar o mais rápido possível as suas atividades, tanto as rotineiras quanto as relacionadas aos exercícios físicos que praticavam antes.

A importância da fisioterapia desportiva

Após uma lesão no conjunto músculo-esquelético do paciente, o fisioterapeuta orienta o atleta a fim de evitar sintomas e riscos decorrentes das lesões que já ocorreram. Além disso, ele realiza frequentes avaliações funcionais para verificar o condicionamento do paciente, o andamento da recuperação das lesões, além de auxiliar na prevenção do aparecimento ou retorno das lesões ou dos sintomas decorrentes delas. Os transtornos mais comuns são as tendinites, as lesões ligamentares, as contusões e distensões, as entorses, as luxações e subluxações, as fraturas e abrasões, além de bolhas, calos, e cortes em geral.

O fisioterapeuta esportivo deve buscar o melhor atendimento ao atleta, focando na rapidez da sua recuperação e tendo total atenção ao controle das lesões. Ele também deve ter o cuidado de elaborar um programa ideal e individual para o atleta, aliando a correção postural aos exercícios realizados com o intuito de melhorar seu condicionamento físico, potencializar o ganho de força e a resistência muscular, e torná-lo apto para o retorno à prática saudável dos esportes.

Indicada para todas as idades, a fisioterapia esportiva é uma das especialidades da Reabilite, que conta com os melhores profissionais e equipamentos específicos para a plena recuperação dos atletas.